Pense em sua trajetória profissional até
o momento. Do seu primeiro emprego até o ponto em que se encontra hoje,
você planejou os seus passos considerando os resultados que gostaria de
alcançar na carreira? Ou melhor: você gostaria de saber como planejar
sua carreira para se tornar um profissional melhor?
Uma pesquisa realizada por uma
consultoria brasileira mostrou que 55% das pessoas que possuem um plano
de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas
profissionais. Em termos gerais, eles descobriram que os profissionais
que possuem um planejamento podem ter uma vida profissional mais feliz
do que aqueles que não têm.
Tendo em vista que o crescimento
profissional requer um constante desenvolvimento de competências e
habilidades, é de extrema importância ter um plano de carreira. Com
planejamento, você obtém maior clareza quanto ao que precisa fazer e
pode direcionar o seu foco para essas ações.
Veja abaixo algumas dicas de como elaborar o seu plano de desenvolvimento para a carreira:
1 – Desenvolva a autoeficácia: a
autoeficácia é a confiança que alguém possui em sua capacidade de fazer
algo. Ela é estimulada pelas realizações positivas que a pessoa acumula
em sua vida. Para estimular a sua autoeficácia, relembre e liste suas
realizações passadas, tais como:
- Quais foram as suas maiores realizações?
- Que competências e habilidades você utilizou para atingir essas conquistas?
- Como você se sente em relação a si mesmo quando pensa nessas realizações?
2 – Estabeleça suas expectativas de
resultados: é tudo aquilo que esperamos que aconteça como consequência
de nossas ações. As expectativas agem como motivadores. Se forem baixas,
teremos pouca ou nenhuma motivação para agir. Se forem elevadas,
ficaremos altamente motivados. As expectativas de resultados estão
diretamente ligadas à autoeficácia. Quanto mais você acreditar em sua
capacidade de fazer, maiores serão suas expectativas. E vice-versa. A
estratégia para trabalhar as expectativas consiste em ligar as
perspectivas de futuro com as suas realizações passadas. Pergunte-se:
- Se você já conseguiu _______________ (mencione sua realização ou conquista), o que o impede de conseguir mais?
- Se você já demonstrou a capacidade de _______________ (mencione a capacidade citada), o que o impede de usar essa mesma capacidade para ir mais longe?
- Em que ponto de sua carreira você está agora?
- Como você chegou aí?
- Quais foram os pontos fortes que o ajudaram a chegar onde você está e que podem ajudá-lo a ir mais além?
Em seguida, identifique a situação desejada, perguntando:
- Quais são os seus objetivos profissionais?
- Quais são as ações necessárias e os prazos para realizá-las?
- Quais são os obstáculos e como superá-los?
A partir dessas respostas você terá um guia pronto para colocar o seu plano em ação.
Fonte: abiliodiniz.com.br
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