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TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

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UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

terça-feira, 28 de julho de 2015


Resultado de imagem para carreira, planejamento profissional

Pense em sua trajetória profissional até o momento. Do seu primeiro emprego até o ponto em que se encontra hoje, você planejou os seus passos considerando os resultados que gostaria de alcançar na carreira? Ou melhor: você gostaria de saber como planejar sua carreira para se tornar um profissional melhor?
Uma pesquisa realizada por uma consultoria brasileira mostrou que 55% das pessoas que possuem um plano de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas profissionais. Em termos gerais, eles descobriram que os profissionais que possuem um planejamento podem ter uma vida profissional mais feliz do que aqueles que não têm.
Tendo em vista que o crescimento profissional requer um constante desenvolvimento de competências e habilidades, é de extrema importância ter um plano de carreira. Com planejamento, você obtém maior clareza quanto ao que precisa fazer e pode direcionar o seu foco para essas ações.
Veja abaixo algumas dicas de como elaborar o seu plano de desenvolvimento para a carreira:
1 – Desenvolva a autoeficácia: a autoeficácia é a confiança que alguém possui em sua capacidade de fazer algo. Ela é estimulada pelas realizações positivas que a pessoa acumula em sua vida. Para estimular a sua autoeficácia, relembre e liste suas realizações passadas, tais como:
  • Quais foram as suas maiores realizações?
  • Que competências e habilidades você utilizou para atingir essas conquistas?
  • Como você se sente em relação a si mesmo quando pensa nessas realizações?
2 – Estabeleça suas expectativas de resultados: é tudo aquilo que esperamos que aconteça como consequência de nossas ações. As expectativas agem como motivadores. Se forem baixas, teremos pouca ou nenhuma motivação para agir. Se forem elevadas, ficaremos altamente motivados. As expectativas de resultados estão diretamente ligadas à autoeficácia. Quanto mais você acreditar em sua capacidade de fazer, maiores serão suas expectativas. E vice-versa. A estratégia para trabalhar as expectativas consiste em ligar as perspectivas de futuro com as suas realizações passadas. Pergunte-se:
  • Se você já conseguiu _______________ (mencione sua realização ou conquista), o que o impede de conseguir mais?
  • Se você já demonstrou a capacidade de _______________ (mencione a capacidade citada), o que o impede de usar essa mesma capacidade para ir mais longe?
3 – Defina seus objetivos: a função dos objetivos é gerar a intenção de agir para chegar à situação desejada. É isso que você irá trabalhar agora. Pergunte-se:
  • Em que ponto de sua carreira você está agora?
  • Como você chegou aí?
  • Quais foram os pontos fortes que o ajudaram a chegar onde você está e que podem ajudá-lo a ir mais além?
Em seguida, identifique a situação desejada, perguntando:
  • Quais são os seus objetivos profissionais?
  • Quais são as ações necessárias e os prazos para realizá-las?
  • Quais são os obstáculos e como superá-los?
A partir dessas respostas você terá um guia pronto para colocar o seu plano em ação.

Flora Victoria escreve mensalmente para o Site Abilio Diniz. É fundadora e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Empresas, organização que oferece ao mundo corporativo soluções de alta performance.

Fonte: abiliodiniz.com.br

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