Olá, leitores!
São muitas as tarefas que temos no dia a dia e, por isso, muitas vezes não conseguimos dar conta de tudo
Com uma rotina atribulada, é cada vez mais difícil conseguir organizar o tempo
para fazer todas as coisas que precisamos. Trabalho, trânsito, afazeres
domésticos, estudo, idiomas, filhos, entre tantas outras, são tarefas que nos ocupam o dia todo – ou praticamente todo – e fazem com que tenhamos dificuldade para conciliar toda a nossa agenda.
A falta de tempo também gera um efeito
bola de neve e passamos a acumular todas as tarefas que não conseguimos
dar conta para o dia seguinte, depois para o outro, para outro e assim
por diante. Além de não conseguirmos nos concentrar no que é necessário,
ainda temos queda na qualidade de vida e aumento do nível de estresse.
Para garantir sucesso na vida
profissional e pessoal sem se sacrificar demais, é preciso traçar metas,
objetivos e um rumo. Confira abaixo como organizar melhor o seu tempo e conseguir conciliar todas as tarefas sem problema:
1. Planeje suas atividades do dia. Trace
uma panorama de seus afazeres e determine o tempo que deve gastar em
cada tarefa. Inclua, sempre, as pendências para que elas sejam
realizadas no dia seguinte. Depois, determine a prioridade dos itens
(classifique pela dificuldade ou importância), assim, você evita perder
tempo demais com coisas desnecessárias;
2. Planeje a semana: quando você sabe o que fará na semana, pode evitar a perda de tempo e não deixar nada para a última hora;
3. Se tiver um plano do seu mês, poderá imaginar o que quer para o seu futuro;
4. Comece pelos itens que são prioridades. Você estará mais disposto e tende a pensar melhor nas soluções dos problemas;
5. Determine alguns momentos específicos
para tarefas rotineiras, como ler e responder e-mails. Se você abre um
e-mail toda vez que chega, acaba perdendo muito tempo;
6. Desenvolva uma rotina. As tarefas que
você precisa fazer todo dia podem ficar mais fáceis se você estabelecer
exatamente o que deve fazer pela manhã, tarde e noite e repetir isso
todos os dias;
7. Faça atividades físicas. O exercício acelera o metabolismo, dá mais energia e elimina o estresse;
8. Termine as tarefas. Se começar a fazer um trabalho, não deixe-o para depois;
9. Dê um tempo. Intervalos de descanso são bons e fazem com que você fique mais produtivo;
10. Diga não! Nem sempre você precisa
fazer o que te pedem. Às vezes, é melhor ser sincero e dizer não do que
ficar com uma tarefa que não pode concluir;
11. Não se distraia. Desligue a
televisão e qualquer coisa que faça você se distrair, assim, evita
perder tempo com coisas fúteis;
12. Faça um checklist e veja se terminou tudo o que havia planejado.
Fonte: Canal do Ensino
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